Todos os dias, centenas de corredores iniciantes chegam às estradas e ruas do país com as melhores intenções. Animados com as resoluções de ano novo ou com a vontade de começar um novo esporte, e ávidos por saírem correndo por aí como se estivessem na São Silvestre.

Correr parece ser um tipo de exercício simples, quase que natural. Mas não é tão simples quanto parece. Quando você decide correr, está prestes a fazer com que seu corpo e sua mente en- frentem novas demandas de tempo, esforço e dedicação. Por isso que a palavra de ordem do sucesso para quem vai começar a correr é: PREPARAÇÃO.

E a preparação inicia logo depois da sua decisão. Mas calma, não é por isso que você já vai de- sistir logo no começo. Coloque em sua cabeça, novo corredor, que tudo que é bom acontece no seu devido tempo. Comece conferindo este checklist que a GPA preparou pra você ver se já está com tudo pronto pra calçar o tênis e enfrentar os primeiros quilômetros.

✔Já foi ao médico?

Não é uma simples recomendação para preencher mais um tópico no texto. São comuns os casos de pessoas que estão sedentárias e resolvem sair do sedentarismo com a corrida. Não há problemas em fazer isso, desde que você respeite seus limites e tenha a certeza atestada por um médico de que está tudo bem com seu corpo. Procure um médico, faça uma bateria de exames, um checkup completo e fique atento se antes de começar você já sente alguma dor muscular ou nas articulações. Nestes ca- sos é muito importante relatar isso ao seu médico, e se for preciso fazer alguns exames específicos.

✔ Você vai precisar de um tênis

Esta é uma das partes mais divertidas, comprar um par de tênis. Mas nestes casos lembre-se que você não está comprando por estética ou para passeio, o tênis será com uma ferramenta no seu novo trei- namento. Então procure uma loja especializada, descubra o seu tipo de pisada (a gente já divulgou um infográfico aqui que pode te ajudar nisso) e invista em calçados de qualidade. O barato pode sair mui- to mais caro depois.

✔E vai precisar de algumas roupas específicas também

Invista em bermudas, calças, shorts, tops, camisetas e meias feitas com tecido próprio para corrida. Este tipo de tecido técnico pode ser feito de uma variedade de fibras, incluindo materiais naturais e sintéticos. Evite o 100% algodão, pois tende a reter o suor do seu corpo, ficando um tecido pesado e podendo causar irritação na sua pele. Tecidos adequados permitem que o suor evapore, mesmo quando estão úmidos. Se puder invista em viseiras, bonés, garrafas de água e alguns gadgets como braçadeiras para o celular ou um relógio marcador de passos.

✔Não faça nada sozinho

Não saia por aí correndo sozinho, com uma planilha que você baixou do Google. Procure uma asses- soria esportiva que possa te ajudar a começar, que entenda sua história e faça uma análise do seu atual estado e de onde você quer chegar. E aí sim, elabore uma planilha correta pra você conquistar seus objetivos. Talvez você nem saiba, mas pode estar correndo de uma forma que venha a te prejudi- car depois, posicionando o corpo de forma errada, respirando de forma errada e muitas outras situa- ções que só um profissional pode te mostrar o jeito certo de fazer.

✔Faça parte de um grupo

Motivação, inspiração, responsabilidade e compromisso aumentam muito quando você faz parte de um grupo. Todo mundo passa por algum momento que não quer correr, mas quando se tem amigos que te motivam e te colocam pra cima, isso pode fazer toda a diferença. Sem falar na sensação de per- tencimento a um grupo com os mesmos objetivos que os seus.

✔Entre em sintonia com o seu corpo

Com certeza nos primeiros dias você vai pensar: “Estou acabado, suado, sem fôlego, porque estou fazendo isso comigo mesmo?”. Entenda que antes de acostumar-se com a corrida seu corpo vai levar algumas semanas. Respire fundo, e ouça a voz de quem já pratica dizendo: “Isso vai passar, você vai ficar cada vez mais resistente, mais forte, com mais condicionamento!” e aguarde para começar a sen- tir todas as boas sensações químicas liberadas pelo seu corpo ao final de cada treino.

✔Alimente-se, hidrate-se e descanse

Ninguém consegue correr estando fraco. Você não vai poder fazer nenhuma dieta maluca enquanto corre. O ideal é que você procure um nutricionista que possa montar um plano adequado aos seus objetivos. Correr queima calorias, mas exige que você reponha água, sais minerais, proteínas e car- boidratos. Outro ponto importante para você conferir no começo é o seu descanso, certifique-se que seus treinos possuem pausas para o seu corpo descansar, e para que você possa se acostumar com mais facilidade a esta nova atividade física.

Tudo conferido? Seja muito bem-vindo então novo corredor, nos vemos na linha de chegada!

Deixe um Comentário