Você já ficou até mais tarde no trabalho ou levou coisas pendentes pra fazer em casa? Se sua resposta foi sim, provavelmente você também já trocou alguma coisa que estaria fazendo nestas horas de folga pra deixar tudo em dia na vida profissional.
Na maioria das vezes, a gente até tenta conciliar trabalho, família, amigos, filhos, lazer… e com tudo isso na balança, a atividade física é uma das primeiras coisas a serem abdicadas, e lá se vai mais uma semana sem treinar porque você vive sem tempo.
Se você já fez isso ou faz frequentemente, a gente lamenta dizer mas o caminho está errado. O certo seria você fazer realmente o inverso disso. Estudos já comprovaram que uma hora de atividade física diária pode te deixar com mais energia, melhorar o seu desempenho intelectual e físico, e por consequência te deixar mais produtivo. Resultado: você vai trabalhar mais rápido, sem procrastinação e ainda vai sobrar tempo para o happy hour, para o cineminha, para namorar, para a família ou até mesmo para treinar mais um pouco.
Seja o seu objetivo ter uma carreira brilhante ou fazer sua empresa crescer cada vez mais, encontre um tempo para treinar, independente do quanto aquele dia promete ser cheio ou cansativo. Quem pratica atividades físicas desenvolve habilidades cerebrais, cria novas conexões e fica muito mais positivo perante a vida e os seus desafios.
Ok, mas como realmente os exercícios podem te ajudar?
Muita gente vai para a academia para emagrecer ou se tornar mais saudável, mas desistem rapidinho porque é muito difícil, porque estão muito ocupados, porque não gostam da academia entre diversas outras justificativas. Este já é o seu primeiro erro! Pensa com a gente, não ter tempo e um monte de trabalho pendente já é algo estressante na sua vida. Daí você vai lá e adiciona a isso o fato de ter que ir para um lugar que você não gosta, por uma hora, no mínimo 3x por semana. Você começa a não ir, e a sentir-se culpado(a) porque deveria estar treinando, porque está pagando e não indo, e a frustração de não conseguir cumprir o seu planejamento.
Quando você clicou no título deste post para ler, provavelmente é porque está sentindo a necessidade ser mais produtivo, ou está trabalhando muito. Talvez tudo que você não esteja precisando no momento é ir praticar atividade física em um lugar fechado. Correr na rua pode ser muito mais prazeroso neste momento da sua vida.
Então esta é a nossa primeira dica: pare de achar que tudo se resolve com uma matricula na academia. Encontre atividades que te façam feliz e que tenham a ver com o seu estilo de vida, sua personalidade e seus anseios. E faça isso antes de qualquer outra decisão.
Agora sim, vamos te mostrar de que forma praticar uma atividade física vai ter deixar mais produtivo!
1. Melhora do humor
Quanto melhor você se sente, melhor é o seu desempenho – em tudo, incluindo seu trabalho. Se não estamos com a cabeça no lugar, as coisas simplesmente não fluem bem. Nos últimos anos diversos estudos demonstram a efetividade do exercício, seus efeitos brigam de igual para igual com os de antidepressivos em estudos comparativos feito por especialistas da Universidade de Boston. Correr antes do trabalho pode te tornar mais sociável e agradável a colegas e clientes. Uma das maiores causas de afastamentos, atestados e pedidos de dispensa hoje em dia é o stress. Não é raro ver funcionários que já chegam no trabalho cansados, de mau humor, seja porque dormiram mal, seja porque estão frustrados com a vida. Treinar libera o stress, estimula as conexões, eleva a autoestima e te ajuda a ser uma pessoa mais realizada.
2. Te deixa mais forte
Obviamente, atingir um nível melhor de preparo físico te deixa mais forte e mais saudável. Este pode até ser um objetivo inicial de quem começa a praticar uma atividade física, porém isto também traz força mental. Encarar aquelas repetições de subidas, de tiros, aguentar uma corrida longa ou simplesmente ter coragem de levantar da cama e sair de casa para uma corrida em um dia que você realmente não gostaria de fazê-lo desenvolve perseverança. Esta mentalidade inevitavelmente transbordará para o seu trabalho. Esta força mental e física te permite lidar melhor com desafios, seja ela um chefe difícil, uma tarefa árdua ou um projeto desafiador. Quando você pensa que já correu uma maratona, acreditem, qualquer objetivo parece atingível.
3. Aumenta a energia
O exercício físico diminui os níveis de fadiga. Pode parecer controverso, mas pesquisadores concluíram que o hábito de correr regularmente pode representar aquela dose extra de energia que tantas pessoas buscam. A corrida literalmente enche suas reservas de energia e assim você pode trabalhar com mais vigor e eficiência. Quando você se exercita oxigena o cérebro, desenvolve os músculos, libera toxinas, acelera o metabolismo e fica mais saudável. Isso tudo te dá mais energia e te ajuda a ficar mais focado, disposto e tranquilo. Aptidões essenciais para que você desenvolva suas tarefas de forma rápida e eficiente.
4. Clareia a mente e melhora a concentração
Pessoas que correm costumam dizer que sempre surgem ideias brilhantes durante e após uma boa corrida. Isto se deve ao fato de que os exercícios, como a corrida, melhoram o desempenho cognitivo e a memória. Em outras palavras, corra antes do trabalho e você será capaz de pensar com mais clareza. Treinando regularmente você coloca o seu coração para trabalhar melhor e, ainda, controla a pressão alta, reduz a taxa de gordura no sangue e abaixa os níveis de colesterol. Quando a gente aumenta o ritmo cardíaco e a irrigação sanguínea, acaba estimulando a atividade cerebral. E criatividade depende muito de uma atividade cerebral ativa e constante!
5. Reforça a auto-estima e te deixa mais motivado
Juntando todos os benefícios acima, é fácil concluir que a corrida melhora a auto-estima. Traçar e atingir objetivos, receber uma boa dose diária de endorfina e melhorar sua concentração e força mental contribuem para uma auto-confiança muito saudável. Combine isto com um corpo mais em forma, estado mental mais regulado e você tem uma ótima receita para se tornar uma pessoa de atitude positiva e confiante. Que empresa não quer um funcionário motivado? Que empreendedor não quer ter motivação todo dia para alavancar seu negócio? Motivação move o mercado e a economia. Treinar te motiva a superar seus limites, ir mais além. Os treinadores te ajudam a estabelecer metas e principalmente a cumpri-las. Você ainda é motivado a participar de competições esportivas, se desafiando a todo momento. Isso sem falar nos resultados obtidos que te deixam cada vez mais motivado a continuar!
Depois de ler tudo isso, já deve ter dado vontade de calçar os tênis e sair correndo por aí. Mas calma, você não vai querer fazer tudo de forma errada e acabar com lesões ou sobrecarga e abandonar os treinos já na primeira semana.
Mais importante do que começar, é começar de forma correta. Faça exames médicos, contrate uma assessoria esportiva e construa um planejamento consistente que vai te levar a ter todos estes resultados.