homem correndo

A força e a mobilidade estão intrinsecamente ligados quando falamos sobre a prática de exercícios, visto que há uma relação entre a força que é precisa e adquirida através de exercícios para ter mais mobilidade.

Os exercícios de mobilidade normalmente são movimentos dinâmicos realizados nas articulações do tornozelo, quadril, torácica e glenoumeral (ombro). Têm como objetivo melhorar, restaurar ou manter a amplitude do movimento, e estão atrelados à performance funcional.

Independentemente da idade ou da atividade que se pratica, é aconselhado realizá-los no início do treino como uma maneira de preparação e de aquecimento. Na literatura médica, ainda não há recomendações de quantas vezes devemos realizar estes movimentos, porém, sabe-se que a regularidade da prática pode trazer os benefícios esperados.

Como avaliar a mobilidade?

Existem muitas formas de avaliar a mobilidade, desde a realização de AVDs (atividades de vida diárias) monitoradas, por exemplo, por acelerômetros ou mesmo por cinemetria, até testes específicos validados pela literatura para tal finalidade.

homem correndo

Dentre os mais conhecidos, destaca-se o Timed Up and Go (TUG), que consiste em levantar de uma cadeira (de aproximadamente 46 cm), caminhar até uma linha reta a 3 metros de distância (em um ritmo auto-selecionado, porém seguro), virar, caminhar de volta e sentar-se novamente e o Functional Movement Screen (FMS) que identifica restrições e limitações durante sete tarefas de movimentos com diferentes exigências motoras.

Treinamentos de força

Os exercícios de força e musculação muitas vezes são associados a questões estéticas, porém, os principais benefícios do treinamento de força justificam sua aplicabilidade na melhora da saúde e na prevenção de doenças crônicas degenerativas, desde crianças até idosos.

Entre os benefícios dos exercícios de força estão: retardar atrofia muscular do envelhecimento, auxiliar na manutenção da força, prevenir osteoporose, melhorar componentes cardiovasculares e melhorar a atividade cerebral, humor e cognição.

Outro benefício do treinamento de força é a redução da massa gorda em prol do aumento da massa magra, o qual pode ser complementado com um programa de treino aeróbio (saúde cardiorrespiratória) e dieta.

Também é considerado o fator benéfico de prevenção de lesões, fortalecendo musculaturas estabilizadoras profundas e tornando as articulações cada vez mais funcionais, reduzindo assim as dores articulares.

É importante destacar que o treinamento de força não se restringe ao aumento da massa muscular e que pode ocorrer aumento da força sem que haja hipertrofia. O aumento da massa muscular, no entanto, é um efeito desejável pois está associado à proteção dos ossos e à manutenção da qualidade de vida ao longo do tempo.

Por que juntar mobilidade com força?

A mobilidade articular está totalmente conectada com a sua força. Ao envelhecemos, por exemplo, e a tendência natural da vida é a perda da força motora, da cognição e da coordenação. Por isso é tão importante treinar os movimentos que fortalecem os músculos.

A amplitude de movimento é um dos fatores mais importantes quando falamos de técnica, e a mobilidade é o que te permite alcançar amplitudes de movimento “suficientes” para determinados exercícios.

Porém, além de ganhar esta amplitude é preciso estabilidade nesta nova angulação, isto é, é necessário que você não só alcance a posição, como também consiga se sustentar firmemente na mesma. É aí que entra um trabalho de força aliado à mobilidade, para que o atleta tenha a força necessária em toda a amplitude que o movimento exigir.

Precisa de uma assessoria esportiva?

Fale conosco e agende agora mesmo a sua aula experimental com um de nossos treinadores, de acordo com a modalidade que você quiser começar a praticar ou melhorar a performance!