Por Amanda Benazzi (Treinadora)

O verão esta aí, vontade realizar de exercícios físicos aumentando e muitas opções de corrida de rua no calendário esportivo. E ai? Já treinou? Já está preparado para sua primeira corrida? Aqui vão algumas dicas:

Para começar, precisamos de uma prova alvo e de algumas semanas de treinamento até o grande dia. Escolha uma prova que você curta e que seja viável para sua condição física, existem muitas opções de 5km, que são uma boa ideia.

Treine, dedique-se para que aquele momento seja prazeroso e não se torne uma experiência ruim. Próximo ao dia da prova, diminua o ritmo de treino para aumentar sua reserva de glicogênio e para chegar 100%. A qualidade do sono também deve ser respeitada: dormir bem, recuperar o organismo e aumentar a reserva de substratos energéticos ajudará no seu desempenho. Aproveite que o volume de treino diminuiu para pensar nos detalhes da corrida: roupa, tênis, alimentação, hidratação, ritmo da prova.

Chegou o grande dia, sua primeira prova de corrida!

Escolha roupas leves, a maioria das provas oferece camiseta do evento; continue com o tênis que você está acostumado, nada de experimentar aquele tênis novo ou outro que nunca tenha treinado antes! Alimente e hidrate-se! Tome café da manhã adequado, inclua carboidratos, mas evite comer demais para que seu estômago não fique pesado na hora da largada e beba água (não deixe só para a hora). O ideal é comer uma hora/ uma hora e meia antes da prova.

Detalhes a parte, agora é hora de pensar na corrida em si. Qual o horário da largada? Está levando tudo? Qual ritmo você seguirá?

Informe-se sobre o local e o horário da largada, chegue cedo para que você possa se organizar, aquecer, alongar, conversar com seu treinador e/ou com seus amigos. Confira seu checklist:

  • número de peito
  • chip de cronometragem
  • relógio (ou celular)
  • óculos de sol
  • viseira
  • protetor solar
  • e alguma alimentação específica que você já tenha usado (gel de carboidrato por exemplo).

Imagine como vai ser sua prova, programe sua largada, o ritmo em que vai começar a prova. Um dos erros mais comuns é largar muito forte, correr o primeiro quilometro mais rápido do que você está acostumado e ai sofrerá as consequências nos quilômetros finais.

Pronto! Seguindo as orientações e se concentrando, é hora de curtir a prova: aproveite cada minuto, mentalize coisas boas e positivas e principalmente, não se cobre (afinal é sua primeira prova).

Deixe um Comentário