O triathlon é um esporte que agrega três modalidades em uma só prova: natação, ciclismo e corrida. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o triathlon é um esporte que causa menos lesões aos atletas comprado aos atletas de um esporte só, como corredores, nadadores e ciclistas. Devido a divisão de treino entre as modalidades, é possível manter o corpo equilibrado sem forçar nenhum grupo muscular específico.
O triathlon pode ser inserido a rotina de treinos como um excelente aliado no melhoramento do condicionamento físico e, também, da performance do atleta na modalidade de origem. Confira os benefícios que o treino de triathlon tem a oferecer para os atletas de cada modalidade:
Benefícios do triathlon para os corredores
Durante a corrida o atleta expõe seu corpo a impactos que em excesso torna-se prejudicial e gerar lesões ósseas, lesões musculares e lesões nos tendões e articulações. Nesse caso, o treino de ciclismo utilizado para o triathlon pode ser usado como uma ferramenta de auxílio para o estímulo aeróbico do corpo e, também, para recuperar os danos que o corpo é exposto durante a corrida, pois se trata de uma atividade que não causa impacto.
A natação, também, pode ser utilizada para complementar os treinos de corrida. Essa modalidade pode funcionar como forma de descanso ativo para os corredores, auxiliando a recuperação muscular.
Benefícios do Triathlon para os ciclistas
Para os ciclistas, o treino de corrida pode funcionar como um complemento durante a fase da preparação básica. Durante as corridas os músculos mais trabalhados são os posteriores de coxa, os flexores de quadril e os glúteos, justamente, os músculos que os ciclistas necessitam desenvolver para um bom desempenho no esporte.
Já a natação, pode ajudar os ciclistas a recuperarem uma boa postura que com o tempo pode se tornar arqueada devido a posição mantida durante os treinos.
Benefícios do Triathlon para os nadadores
É bastante comum nadadores possuírem uma densidade óssea menor que as demais pessoas. Isso ocorre devido a grande parte de tempo que os atletas passam dentro d’água sem obter estímulos ósseos necessários para a manutenção de ossos saudáveis. Esse fato não atrapalha diretamente a performance do nadador, porém, prejudica o processo de envelhecimento dos atletas. Por esse motivo, seria importante treinos de corrida no mínimo duas vezes por semana na programação de treinos. Dessa maneira, a massa óssea é estimulada, contribuindo para o fortalecimento dos ossos.