O que define o sucesso para uma assessoria esportiva? Quem ganha e quem perde? As medalhas? Os prêmios? Ter um atleta campeão mesmo tendo outros alunos que nunca conseguiram completar uma prova?

Estas são as noções mais comuns que associamos ao sucesso, ou pelo menos eram! A verdade é que a visão dos treinadores e das assessorias esportivas sobre o sucesso mudou muito. Estas medidas tradicionais já não cabem mais dentro de um planejamento que hoje em dia foca no sucesso particular de cada aluno.

Aqui na GPA valorizamos muito o lado humano do coaching. Nosso objetivo deve ser ajudar os atletas a crescerem como pessoas. Se fizermos isso, as performances virão. Trata-se da premissa básica de que uma conquista é sempre consequência de outra, ou seja, quanto mais trabalharmos individualmente cada aluno, elevar o seu grau de felicidade praticando corrida, valorizar suas pequenas e grandes conquistas igualmente e estimular cada pequeno passo da sua evolução, mais fácil de termos alunos motivados, focados e determinados.

A vontade de ver as pessoas evoluírem é uma exigência básica para qualquer assessoria esportiva. Precisamos estar dispostos a contribuir com o crescimento de uma pessoa não só no esporte. Para isso é preciso adquirir conhecimento constante para poder ter embasamento nas orientações, e pra estar cada vez mais por dentro de qualquer novidade a respeito do treinamento. Entender as funcionalidades de diversos processos também é muito importante. Isso sem falar no respeito pelos valores humanos e uma profunda base ética. É só desta forma, que se cria uma relação sadia entre profissional e orientado.

Entender como funciona a motivação humana é um passo fundamental para aumentá-la e mantê-la, o que é crucial para que possamos sustentar o esforço, a energia e o foco indispensáveis para atingir objetivos, tanto os pessoais quanto os esportivos.

É dessa maneira que um treinador evita uma armadilha muito comum na qual o aluno começa a perseguir um objetivo com muita garra e disposição até que, em algum ponto do caminho, a motivação simplesmente se esvai e o objetivo é ameaçado. Por que isso acontece? Se a motivação for entendida como parte de um sistema motivacional estruturado, fica mais fácil encontrar as respostas.

É necessário resgatar a missão pessoal e o propósito, a crença em nossa capacidade de atingirmos objetivos, o poder de superação e com isso reorganizar os objetivos de cada aluno de modo a alinhar tudo isso aos nossos objetivos como treinadores. Assim, o aluno ao ver seus próprios objetivos refletidos nos da assessoria, se sente muito mais comprometido para realizar todos os treinos semanais da sua planilha e da melhor forma possível, isso porque treinar faz parte de um propósito maior, que para o aluno é claro e suficientemente inspirador.

É desta forma que a GPA faz e vem fazendo nos últimos quinze anos. Treinando atletas e triatletas, com muito mais do que método, planilhas ou números. Os conceitos são outros, aqui temos respeito, individualidade e total dedicação aos seus objetivos, afinal, o seu sucesso é o nosso!