Andar de bicicleta é bom para a saúde e muito melhor para o planeta – pois não emite poluentes. Porém, com a bicicleta como um veículo cada vez mais utilizado, infelizmente é comum ouvir notícias e relatos de acidentes envolvendo ciclistas.
Por isso, no trânsito a segurança é fundamental. E para que isso ocorra, seja em favor dos ciclistas, como também dos pedestres e motoristas, é importante conhecer as principais sinalizações do ciclismo.
Sinais básicos com a mão
Existem quatro sinais universais utilizados pelo ciclista. São gestos simples feitos com a mão – sendo que dois significam a mesma coisa – mas que ainda são pouco conhecidos tanto por praticantes do ciclismo quanto por motoristas e pedestres. Por isso, é importante que estes sinais sejam claros e, em caso de dúvidas, o bom senso deve prevalecer.
É bom lembrar que, assim como no caso dos veículos automotores, indicar uma conversão não significa prioridade. É necessário sempre observar o trânsito e somente fazer o giro quando houver condições de segurança.
O ciclista que sabe como sinalizar as manobras na bike e faz isso corretamente poderá circular com um pouco mais de segurança. Vale ressaltar, no entanto, que nunca se pode baixar a guarda e é preciso estar sempre atento ao trânsito.
Sinais de trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.
Sempre que possível, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem pedalar pelo lado direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Nunca pedale na contramão!
Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.
Faróis e refletores
Uma das principais causas de acidente e atropelamentos é quando o ciclista não é visto pelo motorista do veículo automotor. No caso de pedaladas noturnas, isso é mais comum.
É importante que a bike possua acessórios que ajudem na visualização noturna, como sinais luminosos e fitas refletivas. Esses equipamentos ajudam a garantir que motoristas avistem a bicicleta de longe. Podem ser instalados tanto na bike quanto nos acessórios do próprio ciclista, como roupa e capacete.
Para pedaladas noturnas, também é possível encontrar modelos de faróis para facilitar a visão do ciclista. Há opções voltadas exclusivamente para iluminar o percurso em vias e trilhas escuras.
Assessoria
Gostou das dicas? Ainda tem dúvidas? É sempre importante contar com a assessoria esportiva profissional para prática de suas atividades. Para saber mais sobre as sinalizações no ciclismo e outras informações sobre a modalidade, consulte a GPA.
Nossos treinadores estão preparados e capacitados a elaborar um planejamento de acordo com os seus objetivos, além de esclarecer todas as dúvidas.
Fale conosco e agende sua aula experimental!