A planilha de treinamentos para o triathlon é bastante rigorosa e exige do atleta muita disciplina e treinamento. No triathlon a modalidade de corrida pode ser dividida em 3 tipos de treinos que podem variar em distância e intensidade de acordo com a prova que o atleta irá realizar. A planilha de corrida costuma ser dividida em treinos longos, treinos de intensidade e treino de transição. Cada um desses tipos de treino deve ser realizado ao menos uma vez na semana para como preparação do atleta para a prova.
Para tirar algumas possíveis dúvidas, selecionamos aqui algumas dicas para cada um dos tipos de treinamento de corrida:
Treino longo
Esse tipo de treino tem como objetivo para o atleta o ganho de resistência e ritmo. Além disso, durante esse treinamento o triatleta trabalhará a estratégia de prova e poderá testar todos equipamentos que serão utilizados.
O treino de volume longo deve ser realizado em terrenos macios. A distância percorrida por atletas de sprint não devem correr mais do que 12 km já atletas que treinam para distâncias olímpicas devem correr até 18 km.
Atletas de Meio Ironman (70.3) a distância percorrida no treino deve variar entre 18 e 20 km já para Ironman essa distância aumenta para 34 km.
Treino de Intensidade
Os treinos de intensidade estimulam o sistema cardiovascular e o fortalecimento muscular. Para esse tipo de treino é interessante focar na duração e não na distância ou no ritmo como no treino longo. Os atletas de sprint podem realizar até 10 tiros de 600 metros cada.Já os atletas que percorrem distância olímpica, devem realizar 8 tiros de 1 km cada.
Os atletas de Meio Ironman, treinam normalmente 5 tiros de 1,5 km e os atletas de Ironman 5 tiros de 2 km cada.
Treino de transição
Como o nome mesmo já diz, o treino de transição prepara o atleta para a transição entre a bicicleta e a corrida. Esse tipo de treino simula provas e ajuda o atleta a testar os equipamentos que serão utilizados.
Esse treino pode ser realizado em todas as distâncias, os atletas que fazer triathlon sprint e olímpico costumam treinar duas séries com 15 km pedalando e 4 km correndo. Já os atletas de Meio Ironman fazem 60 km pedalando e 15 km correndo ao passo que os de Ironman pedalam 100 km e correm 25 km.