Você é do tipo de pessoa que pula o aquecimento e vai direto para a prática da corrida? Se sua resposta for sim, provavelmente você também não faz o resfriamento, mas essas duas etapas são fundamentais na rotina de um corredor.
Confira abaixo os grandes motivos para você incrementar na sua rotina de corrida o aquecimento e o resfriamento:
- AQUECIMENTO: PREPARAÇÃO DO CORPO PARA O EXERCÍCIO
- RESFRIAMENTO: REDUÇÃO GRADUAL DO EXERCÍCIO
- TEMPO IDEAL PARA O AQUECIMENTO E O RESFRIAMENTO
Aquecimento: preparação do corpo para o exercício
Quando iniciamos uma atividade física, nosso corpo fará a transição do estado de repouso para o estado ativo e isso demanda uma série de ajustes nos órgãos e sistemas.
A prática do aquecimento proporciona o aumento do fluxo de sangue para os músculos, levando mais energia a eles. Além disso, o aquecimento aumenta a temperatura do corpo, diminuindo a probabilidade de lesões e aumentando o metabolismo, que garante um exercício muito mais eficaz.
O aquecimento pode ser feito por meio de sessões com exercícios rítmicos e alongamentos ativos de baixa intensidade. Para corredores e maratonistas, caminhadas e corridas leves são simples e ideais.
Resfriamento: redução gradual do exercício
Conhecida por resfriamento, desaquecimento ou arrefecimento, essa prática é tão importante quanto aquecer antes do exercício. Muito similar ao aquecimento, ela pode ser feita por meio de alongamentos ou exercícios leves. No caso de corredores, indica-se que o resfriamento seja uma caminhada leve, observando a recuperação da frequência cardíaca, junto de exercícios de alongamento.
Quando um exercício é subitamente interrompido, o sangue acumula-se nos membros inferiores deixando de chegar ao cérebro, ocasionando tonturas. Ao realizar o resfriamento é possível evitar que isso aconteça, e além disso, a atividade ainda é capaz de auxiliar na normalização da pressão arterial e no relaxamento gradual das estruturas corporais envolvidas no exercício.
Tempo ideal para o aquecimento e o resfriamento
O tempo recomendado para cada etapa, seja ela aquecimento ou resfriamento, varia de 5 a 10 minutos. Mas, é importante avaliar junto de um profissional os objetivos e a individualidade de cada atleta.
A GPA está aqui para ajudar você a ter os melhores resultados nas suas práticas esportivas, agende agora mesmo sua aula experimental!
Confira também: VALGO DINÂMICO