homem treinando ciclismo

No ciclismo, principalmente no começo, acabamos não levando em consideração alguns equipamentos necessários, porque o importante é ter a bike certo? Jamais! É aí que mora o perigo!

Há sim equipamentos que se tornam indispensáveis para a segurança do ciclista, confira abaixo alguns que indicamos para vocês:

Os Três Principais: Luva, Capacete e Óculos

1 – Capacete para ciclismo

O capacete de ciclismo também é indispensável para sua proteção e segurança. Sua função nada mais é que proteger a região da cabeça de impactos causados por uma queda de bicicleta e/ou batidas em objetos. 

Ele é ideal para proteger contra traumas graves e lesões causadas por impactos através de acidentes com a bike, evita possíveis escoriações e cortes na região da cabeça, contribui com a aerodinâmica do ciclista (pois ajuda a direcionar o fluxo de ar e essa vantagem é muito importante em uma prova de contrarrelógio, por exemplo) e proporciona mais visibilidade no trânsito, afinal cores fortes e detalhes que refletem você te deixa mais visível!

Além de tudo isto, o capacete deve respeitar as normas ISO de qualidade aplicáveis a este tipo de equipamento específico, de modo a garantir todas as condições de segurança, ter o tamanho adequado e se adaptar bem à cabeça (isto é, não deve ser apertado, nem grande demais).

Você sabia que existem diferenças de capacetes de ciclismo para cada modalidade?

Capacete para mountain bike 

São voltados para os ciclistas que estão sempre em trilhas, estradões e etc.

Pensando no conforto do ciclista, ele possui melhor ventilação, esfriando a cabeça em diferentes ambientes. Possui também uma pala, que contribui com a alteração de luminosidade durante os pedais e protege contra a sujeira e chuva.

Speed 

As características do capacete nesta modalidade estão voltadas para a velocidade e a aerodinâmica. Existem também maior ventilação e leveza, aspectos que garantem mais conforto aos ciclistas por não possuir a pala.

pessoas subindo colina com bike

2- Óculos de ciclismo

Os óculos para ciclismo, independente de qual modalidade você pratique, é fundamental. 

Sua função é justamente a proteção dos olhos e melhor condição para visualizar o terreno quando pedala, além de evitar que sujeiras, insetos e outros detritos acertem seus olhos durante o pedal, proteger contra os raios solares UVA e UVB, que são altamente prejudiciais para a saúde dos seus olhos, e proporcionar mais segurança e confiança ao ciclista.

3 – Luvas de Ciclismo

A luva de ciclismo proporciona a proteção das mãos e uma maior segurança contra os tombos ou o risco de escorregar, devido ao suor da mão ficar na luva e não no guidão.

Ao pedalar recebemos vibrações para o nosso corpo que vem diretamente da bike, que fica em contato com os diferentes terrenos que passamos. As nossas mãos absorvem essas vibrações e a luva pode enfim absorver os impactos e prevenir nossas mãos de lesões e dores.

Se você tem dúvida ao escolher uma luva para pedalar, veja algumas dicas:

  • As luvas de ciclismo com dedo curto e aberto são mais utilizadas por ciclistas que praticam a modalidade speed, devido ao contato dos dedos nas trocas de marchas. 
  • Já as luvas de ciclismo com dedo longo e fechado são mais utilizadas por ciclistas do mountain bike porque protegem as mãos da vegetação e evita que aconteçam machucados. Além disso, ela também protege nos dias mais frios.

4 – Luzes de Led e roupas refletivas

Se você vai pedalar a noite ou de dia não importa, contanto que você seja visto por todos a sua volta, por isso, a iluminação para bike e roupas refletivas se tornam mais do que necessárias!

Indicamos o LED porque uma lâmpada de LED em um farol para bicicleta consegue manter a intensidade de luz sempre constante, tem alta durabilidade e não exige tanta energia. 

Além disso, a cor da luz emitida é branca, o que ajuda muito a se destacar à noite ou de dia em qualquer terreno.

Por mais que pequenos, os detalhes refletivos nas roupas são os responsáveis por auxiliar os motoristas a ver que tem gente na estrada. Se torna ainda mais indispensável para os atletas noturnos.

5- Não pedalar ouvindo música

Dependendo da música, a sensação de relaxamento ou empolgação pode também desligar a pessoa de tudo, o que não é legal e muito menos seguro se você pedala no trânsito ou em faixas compartilhadas com pedestres. 

Por isso, preze pela sua segurança e dos demais.

Fale com a GPA agora mesmo, tenha uma assessoria esportiva ao seu lado e agende sua aula experimental de acordo com a modalidade que você quiser começar a praticar ou mergulhar de cabeça!

Deixe um Comentário