Chegamos na metade do caminho! No começo deste projeto nós te falamos que você conseguiria ir do sedentarismo aos seus primeiros 5km correndo em 12 semanas. Você chegou até a 6ª semana, e está de parabéns! Por isso hoje nós queremos reforçar esta sua meta e vamos fazer isso mostrando para você 6 estratégias de sucesso que vão te fazer permanecer firme no seu objetivo e completar as próximas 6 semanas da jornada com muita garra e determinação.

1 – Você está a poucos passos de completar a formação do hábito

Isso mesmo, os especialistas dizem que um hábito leva em torno de 80 a 90 dias para ser formado. Este é o tempo que o nosso cérebro leva para avaliar a nova atividade que estamos fazendo, o nível de prazer que ela proporciona e a regularidade que estamos mantendo ao praticar. Depois deste tempo o hábito se cria e vai ficar cada vez mais difícil você passar uma semana sem cumprir todos os treinos da planilha. Você vai começar a sentir falta de correr. Lembre-se que a pior parte sempre já ficou para trás, as primeiras dores e a sensação que não conseguiria. Vislumbre o futuro, e que você vai conseguir!

2 – Comece a registrar e acompanhar seus treinos

Você está seguindo uma planilha, com tempos certos, então você não precisa ter o trabalho de registrá-los. Mas comece a criar o hábito de fazer o registro dos seus treinos. Isso é muito importante para que você possa avaliar sua evolução. Talvez você já esteja alcançando distâncias muito maiores do que quando começou e não percebeu isso claramente. Pode também estar se sentindo menos ofegante, correndo mais rápido… Anote tudo isso em uma espécie de diário, no final da jornada estas anotações vão ser fundamentais para você dar os próximos passos.

3 – De olho na alimentação

Não desanime também da sua jornada de mudança alimentar. Com 6 semanas você já começou a perceber quais alimentos te fazem melhor no pré e no pós treino. Quando você come demais ou exagera, como você reage na corrida do dia seguinte, ou quando come pouco e sente falta da energia. Atente também o tanto de peso que você já eliminou que pode estar auxiliando ainda mais no processo de deixar a corrida cada vez mais fácil. Hora de você consultar um bom profissional de nutrição e começar a fazer alguns ajustes em sua rotina alimentar de corredor.

4 – Comece a mudar o cenário

Até aqui você precisava de um circuito seguro, que você conhecesse muito bem e que soubesse mensurar as distâncias apenas de olho. Agora que você já está com mais prática e mais confiança, comece a enxergar a corrida como um oportunidade de desbravar a sua cidade. Troque o cenário, vá em busca de novas pistas, novas paisagens. Este simples gesto pode te mostrar o quanto a corrida é um esporte totalmente dinâmico e que faz muito bem para as pessoas.

5 – O sedentarismo já era, mantenha a motivação

A nossa jornada leva esse nome : Do sedentarismo aos 5k. Você está na metade do caminho. Se olhar para trás você vai ver que não dá mais para voltar para lá, você já evoluiu muito e não vai mais querer ficar parado, ao mesmo que tempo que se olhar para frente vai ver que ainda falta um caminho a ser percorrido para chegar à meta dos 5k. Então valorize seus resultados e mantenha a motivação lá em cima, pense que: você já cresceu muito, você está fazendo tudo certo, mas você vai chegar muito mais longe ainda!

6 – Raio-X dos Benefícios

Muito do que você leu até aqui durante estas semanas falou sobre os benefícios da corrida. Que tal você tirar a prova real destes benefícios com você mesmo que a partir de agora pode começar a dizer com autoridade quais são os verdadeiros benefícios da corrida. Copie esta lista de benefícios em seu diário ou aí no seu celular e coloque uma nota de 1 a 10 para cada item. Veja se essas notas vão melhorando ao longo das semanas e escreva pra gente contando quais foram as principais melhoras para você:

  • Melhora do condicionamento físico e perda de gordura;
  • Alívio do estresse e das doenças associadas (caspa e dermatite, entre outras);
  • Pele e cabelo mais bonitos em função da oxigenação do tecidos e eliminação das toxinas;
  • Mais disposição para encarar o dia a dia;
  • Melhora do desempenho sexual e aumento da libido;
  • Aumento do círculo de amizades e network;
  • Ganho de disciplina e organização (os praticantes de corrida conseguem programar melhor os compromissos ao longo do dia);
  • Sono mais tranquilo;
  • Prevenção de diabetes e hipertensão;
  • Melhora do humor;
  • Elevação da autoestima;
  • Ativação do cérebro (pesquisas relatam que o desenho mental aumenta com o aumento do condicionamento aeróbio);
  • Melhora da criatividade (alguns escritores, músicos e artistas utilizam a corrida como forma de driblar o bloqueio mental);
PLANILHA 6ª SEMANA

Agora você já pode baixar a planilha da 6ª Semana: 

[ale_button url=”http://materiais.gpa.esp.br/jornada-dos-5k-6-semana” style=”orange” size=”large” type=”round” target=”_blank”] Acessar a Planilha da 6ª Semana [/ale_button]

 

Deixe um Comentário