Para quem pretende começar a correr ou já corre mas não se sente seguro em relação à escolha do seu tênis, saiba que escolher um tênis de corrida ideal para as suas necessidades é uma decisão de extrema importância. Além disso, existem alguns fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração na hora de comprar o melhor tênis de corrida, principalmente se você quiser alavancar a performance dos seus treinos.
O tênis ideal para corrida deve apresentar características fundamentais, como um sistema de amortecimento, aderência, flexibilidade e ventilação, além de ser adequado ao seu tipo de pisada. O conforto é uma característica imprescindível, afinal, não adianta ter um tênis bonito e tecnológico que machuca ou incomoda o seu pé, por exemplo.
Confira abaixo as dicas que trouxemos para te ajudar na escolha e te deixar mais seguro:
Pisada
A primeira coisa a saber é que tipo de corredor você é em termos de pisada.
Se você pisa com o antepé, significa que as suas necessidades são diferentes daquelas pessoas de quem pisam mais com o calcanhar ou com o meio do pé.
Saber como o pé toca no chão ajuda a restringir as suas escolhas e também pode ajudar a garantir que os seus tênis durem o máximo de tempo possível.
Tipo de corrida
Velocidade, distância ou conforto? Dependendo do seu tipo de corrida, a escolha do tênis faz toda a diferença. Para provas rápidas cujo objetivo é ser mais veloz em menos tempo, um tênis de corrida mais leve e com menos apoio é sua melhor opção.
Se o seu objetivo são as grandes distâncias e correr por mais tempo, o apoio passa a ser muito importante, para garantir que os seus tornozelos e a pisada permaneçam na posição correta durante corridas mais longas.
Por fim, se existe o objetivo de correr com conforto em superfícies duras, o amortecimento é a principal característica. Neste caso, busque tecnologias que ofereçam amortecimento ultraleve.
Considere, também, que você poderá usar tênis diferentes para treinamento, corrida e recuperação (pós-corrida). A maioria dos treinadores recomenda alternar entre pelo menos dois tênis, pois cada um deles trabalhará fibras musculares ligeiramente diferentes por serem diferentes.
Como escolher um tênis
Para escolher o melhor tênis para corrida você deve considerar alguns aspectos físicos, tais como:
O calcanhar deve estar encaixado, mas não apertado, você deve ser capaz de deslizar seus pés para fora mesmo com os cadarços no lugar, só que não amarrados.
A parte de cima do tênis deve ficar confortável e segura em volta do peito do pé. Se você sentir pressão ou aperto nessa área, é porque precisa de mais espaço. Tentar formas alternativas de amarrá-lo pode facilitar na decisão, sem ter que escolher outro.
Lembre-se que os pés incham e alongam durante uma corrida. Portanto, antes de decidir o melhor tênis, sinta se há espaço tanto no comprimento quanto na largura. Seus dedos também devem poder se mexer para cima e para baixo sem problemas.
Outros aspectos importantes devem ser observados, como a flexibilidade do material, a ventilação, a palmilha e a aderência. Tudo para que você possa fazer uma corrida sem lesões e focar somente no seu objetivo: correr.
Sinta o tênis
Apesar de todas as características técnicas, a melhor forma de escolher o melhor tênis para corrida é sentir-se confortável. No fim, os melhores tênis de corrida de rua são aqueles que você gosta de usar.
É natural que o primeiro tênis não seja o seu definitivo. Muitas vezes, a escolha certa (ou errada) só virá após alguns quilômetros de uso. Neste caso, você já tem um parâmetro do que deve ou não escolher no próximo tênis.
E lembre-se: seja na escolha do seu tênis, como na prática de sua atividade física, contar com uma assessoria esportiva profissional como a da GPA pode te ajudar a esclarecer dúvidas e otimizar sua prática esportiva.
Fale com um de nossos treinadores agora mesmo!