Tipos de pneus de bicicletas: clincher e tubular

homem andando de bike

O ciclismo é uma modalidade bastante ampla que não se resume a apenas subir em uma bicicleta e pedalar. Ele se subdivide em várias categorias, como estrada, pista, mountain bike, BMX, e assim por diante, cada uma delas com características, técnicas e equipamentos próprios. 

Se bem escolhidos, esses equipamentos funcionam da maneira certa e oferecem o desempenho adequado. Neste sentido, o pneu é considerado uma das partes mais importantes para o ciclismo, e por isso é necessário que ele seja adequado à modalidade praticada. A forma como os pneus reagem ao solo gera um impacto direto na velocidade, transferência de força e conforto. 

Conheça hoje um pouco mais sobre os pneus clincher e tubular:

Clincher

Este tipo de pneu é o mais comum entre ciclistas amadores e entusiastas da modalidade. São os tradicionais pneus com câmara de ar. Sua manutenção é mais simples e barata, uma vez que em caso de furo geralmente remenda-se ou troca-se a câmara e não necessita da troca das sapatas de freio. 

Por outro lado, suportam pressões menores e são mais pesados, justamente por conta da câmara de ar, o que significa maior área em contato da banda de rodagem com o chão, mais atrito e mais esforço no pedal, resultando em menor desempenho se comparado ao tubular.

Tubular

O favorito dos profissionais, é mais leve e mais rápido, pois possibilita uma pressão maior nos pneus, justamente por não ter a necessidade de câmaras de ar. A câmara de ar é embutida no corpo do pneu e é colada diretamente na roda. Por esse motivo sua manutenção é mais demorada, trabalhosa e cara.

Sua vantagem está no peso do conjunto, que é menor em comparação ao clincher, em suportar maiores pressões, o que garante menor área de contato na banda de rodagem e, consequentemente, mais maciez e velocidade. É indicado para provas em que cada segundo de vantagem faz a diferença.

Vantagens x desvantagens

A principal diferença entre os pneus clincher e o tubular está em relação ao custo e desempenho. Essas características são inversamente proporcionais. 

As principais vantagens do clincher estão relacionadas ao valor, maior oferta no mercado, fácil instalação e reparo, e mais compactos para transporte (a câmara de ar pode ser dobrada). Por outro lado, são mais duros e pesados na rodagem, reduzindo a velocidade, e murcham imediatamente quando furam, por isso o risco de acidentes também é maior.

Por outro lado, os tubulares deixam o pedalar mais macio, são mais leves, demoram mais para murchar em caso de furos e suportam mais pressão, aumentando a velocidade. Sua desvantagem é que, geralmente, usam aros especiais (mais caros), o preço dos pneus é mais elevado, é mais difícil transportar pneu reserva e necessita mão de obra maior para reparo e instalação.

Qual o pneu ideal?

Independente da modalidade praticada – rua, pista ou MTB – os pneus tubulares certamente oferecerão um melhor desempenho, favorecendo os resultados. Por outro lado, em caso da necessidade de um reparo durante uma prova, o tempo para substituição pode lhe tirar minutos preciosos.

Os tubulares continuam tendo um desempenho superior aos clinchers. Apesar de a diferença de preço ter diminuído bastante nos últimos tempos, ter de trocar pneus tubulares com muita frequência pode gerar um alto custo de manutenção. Dessa forma, o mais indicado é utilizar pneus clincher para treinos e deixar os tubulares para as competições.

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