10 benefícios da corrida (com dicas para atletas iniciantes e profissionais)

benefícios da corrida

A corrida pode até parecer um exercício simples, porém seus benefícios e diversas vantagens físicas e mentais podem surpreender aquele que pratica desde o primeiro trote.  

Uma tese realizada pelo psiquiatra John Ratey, da Harvard Medical School, autor do livro “Spark: A nova ciência revolucionária do exercício e do cérebro”, constatou que bastam 10 minutos de atividade física para que o seu cérebro comece a se aprimorar. 

O aprimoramento mental não é o único benefício que a corrida pode proporcionar, este esporte também é capaz de manter a forma e trabalhar a resistência muscular. 

Veja a seguir os 10 benefícios que a corrida pode promover para a saúde:

1. A corrida nos deixa mais feliz

Sabe aquela sensação de bem-estar logo após a prática esportiva? É a liberação de substâncias no cérebro, chamadas de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que proporcionam a sensação de alegria. 

Uma pesquisa realizada em 2006, publicada na Medicine & Science in Sports & Exercise – jornal que divulga pesquisas sobre esporte e ciência mostrou que mesmo um exercício rápido, como andar na esteira por 30 minutos, pode instantaneamente melhorar o humor de uma pessoa com depressão e ansiedade. 

2. Ajuda a perder ou manter o peso

Como todo exercício aeróbico, a corrida ajuda no controle e na perda de peso, porém diferente de outros tipos de exercícios de baixa intensidade, ela pode proporcionar a queima de calorias mesmo após o fim do treino, como afirmam pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA. 

3. Previne a osteoporose

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea. A prática de exercícios estimula nosso sistema ósseo a produzir mais células, levando ao aumento da densidade óssea. 

A corrida em específico, por meio do impacto provocado, auxilia na renovação celular e na captação de cálcio nos ossos. 

4. Correr reduz o risco de câncer

Um estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine concluiu que correr contribui para a redução do risco de morte por câncer. O estudo revela que as pessoas que correm, pelo menos, uma vez na semana, diminuem o risco de morte em cerca de 27% e o risco de morte por câncer em 23%. 

5. Ajuda no controle do colesterol

Mesmo que outros fatores estejam em jogo, principalmente no que diz respeito à alimentação, a prática de atividade física regular é capaz de aumentar o bom colesterol, o famoso HDL, ajudando no controle dos índices de colesterol do corpo.

6. Melhora a memória

Um dos benefícios da corrida é a melhora da memória, já que ela ativa várias áreas do cérebro e contribui para o desenvolvimento da memória e do humor, aumentando assim o número de novos neurônios

7. Aumenta a autoestima

Imagine o quão gratificante é concluir uma maratona ou prova, independente da posição no pódio. Essa sensação é ótima também para o aumento da autoestima. 

Ao superar nossos limites conseguimos ter mais confiança, orgulho e, mesmo que ele não tenha sido explorado por completo, reconhecer todo o nosso potencial.

8. Favorece a fertilidade 

Se você está tentando ser promovido para papai ou mamãe, pratique atividades físicas, principalmente a corrida.

De acordo com o médico ginecologista Rodrigo Rosa – entrevistado pelo jornal Estadão, meia hora de exercícios como a corrida melhoram a qualidade do esperma, além de diminuir o estresse, que é um dos grandes inimigos da fertilidade. 

9. Fortalece o seu sistema imunológico

Em tempos de surtos epidemiológicos, estar com o sistema imunológico forte é fundamental, e a corrida pode auxiliar nisso. 

Uma pesquisa realizada pela revista Frontiers in Immunology apontou que a prática regular e moderada de exercícios fortalece a imunidade.

A revista conclui que as pessoas adeptas da corrida regular são menos suscetíveis a doenças infecciosas, sejam elas causadas por vírus ou bactérias.

10. Aumenta a expectativa de vida

Uma simples corrida regular de até 1h por dia já é o suficiente para aumentar a nossa expectativa de vida em até 3 anos, de acordo com pesquisas da área de saúde. Nenhuma outra forma de atividade física analisada mostrou impacto semelhante ou maior sobre a expectativa de vida.

Dicas sobre corrida para iniciantes e profissionais

Com tantos benefícios assim, fica difícil não querer começar a correr ainda hoje, não é mesmo? 

Separamos algumas dicas que podem ajudar tanto quem vai começar a correr, como quem já é adepto ao exercício, confira:

Sobre a evolução na corrida

Dentre todas as dicas de evolução na corrida que poderíamos trazer para você, uma das mais importantes é: respeite e conheça os limites do seu corpo. 

A corrida, assim como todo esporte, requer tempo e paciência. Ainda que a empolgação de começo seja válida, não queira iniciar correndo longas distâncias e por muito tempo, foque em uma evolução gradativa. Comece com distâncias curtas e aos poucos vá aumentando, isso também evita possíveis lesões. 

Aos atletas profissionais, um treinador é essencial para acompanhar e potencializar a sua evolução.

Para aumentar as distâncias

Com o tempo você vai começar a notar que o aumento da distância é um desafio que vale a pena ser enfrentado, por isso, comece diminuindo a intensidade temporariamente para ganhar maior resistência e conseguir aumentar as distâncias que você tem corrido.

Faça o alongamento e resfriamento 

Muitas pessoas acabam pulando a etapa do alongamento e do resfriamento. Esse período, no qual são realizados exercícios leves, garante uma melhor evolução na atividade física, além de prevenir lesões. 

A GPA já falou sobre a importância do alongamento e do resfriamento, você pode ler mais sobre o assunto aqui

Para a melhora da performance e do pace 

Receber orientação profissional serve tanto para iniciantes quanto para profissionais quando o assunto é melhora da performance e do pace. 

Durante uma consultoria esportiva você recebe instruções reais, prescrições nutricionais, dicas de treino, de respiração e de tudo o que envolve a sua evolução. 
Entre em contato com a GPA e tenha uma das melhores assessorias esportivas ao seu dispor!

Confira também: O QUE UM CORREDOR PRECISA PARA SUBIR DE NÍVEL?

Deixe um Comentário