homem correndo

Melhore seu treino e corrida se atentando ao posicionamento dos seus braços e mãos!

Atletas que são atentos e preocupados com o seu rendimento não saem simplesmente correndo por aí. Quando estamos bem assessorados é possível identificar e analisar diversos elementos antes e durante uma corrida: quilometragem, tempo, hidratação, circuito, clima, tipo de pisada, tênis correto, inclinação do tronco e muitos outros.

Hoje vamos ver como o posicionamento adequado dos braços e das mãos pode te fazer correr de maneira mais tranquila e relaxada, aumentando seus resultados de forma simples!

Você vai correr com os braços mais soltos, com a mão balançando para lá e para cá? Qual é a posição mais adequada? 

Chegou a  hora de finalmente entender o que é certo e o que é errado, principalmente nos treinos de maior intensidade.

Porque é tão importante cuidar deste posicionamento?

É essencial o posicionamento correto dos seus braços e mãos para justamente não gerar dor ou incomodo na hora de correr. 

Imagine você correndo com a mão balançando o tempo inteiro durante a corrida, você pode forçar os seus tendões e causar uma lesão, como por exemplo uma tendinite.

Falando primeiro da mão:

Deixe sua mão relaxada. 

Você já deve ter visto muita gente correndo por aí no que chamamos de pose do T-Rex: o braço agarrado ao tronco, as mãos para frente e soltas balançando conforme o movimento do corpo. Esta forma de corrida, apesar de engraçada e bem comum, não está correta. 

Se você corre assim, corrija sua postura: vire a mão como se estivesse segurando um copo, mas atenção, não é preciso simular nenhum tipo de força nesta hora, apenas vire a mão nesta posição e a mantenha relaxada. Com isso, o braço vai se movimentar também de forma relaxada, poupando energia e melhorando o equilíbrio da sua mecânica.

Agora vamos falar do braço:

Deixe-os sempre flexionados para fazer menos força no seu ombro. 

O que você não deve fazer:

– Estender o braço para baixo, alongando como um pêndulo;

– Cruzar a linha média do corpo;

– Deixar o braço estável e girar o tronco.

Entenda: quanto menos você balançar ou oscilar lateralmente, menos energia você gasta para ir pra frente e quanto mais estável estiver o seu tronco, mais fácil será se equilibrar e evoluir no seu treino.

Resumindo:

A mão deve estar em um mesmo posicionamento em relação ao tronco, sem apertar, sem forçar, apenas acompanhando o movimento do braço.

Quanto menos você afastar os braços do corpo, menos força será necessária para controlá-los por uma questão de alavancas. Além disso, quanto menos oscilações dos braços, menor será o gasto energético do corpo para manter seu centro de massa estável. 

Ou seja, a pessoa que corre com os braços mais juntos ao corpo teoricamente vai se cansar menos do que quando corre com os braços mais afastados (lateral, anterior ou posteriormente).

Posicionamento de mãos e braços são apenas um dos pontos que devem ter sua atenção durante a corrida. Fazem parte de um conjunto de diversos outros cuidados que vão garantir com que você tenha um ótimo desempenho na hora de correr, seja você um iniciante ou um atleta em evolução.

Quer saber o que mais você pode melhorar para correr de forma menos lesiva, mais eficiente e com os resultados que você realmente deseja?

Venha conversar com a gente!

Confira também: Qual o melhor horário para tomar isotônico durante uma prova?

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos