homem alongando

A corrida é um esporte com grande impacto. Durante a prática o choque entre o pé e o solo gera uma onda de colisão que é transmitida por todo o corpo e isso pode ocasionar lesões musculares.

Muitos corredores têm lesões no joelho devido a corrida, mas pesquisadores da área de saúde apontam que a prática pode ser benéfica para os joelhos. Confira:

Um estudo publicado em dezembro de 2016 colheu sangue e líquido sinovial do joelho (substância que lubrifica as articulações) antes e depois de 30 minutos de corrida. Os resultados apontaram que a corrida diminui a quantidade de células que causam inflamação na articulação e desgaste no joelho, o que abriu espaço para a discussão dos pontos positivos da corrida para a saúde do joelho.

É comum corredores apresentarem algum tipo de lesão no joelho devido a pratica corrida, mas alguns pesquisadores da área de saúde apontam que a prática pode ser benéfica para os joelhos. Confira:

1- Não pule o aquecimento e o resfriamento

Antes de qualquer atividade física o ideal é separar pelo menos 15 minutos antes para o aquecimento e um mínimo de 5 min para o desaquecimento. Esses dois hábitos, visam buscar um novo estado de equilíbrio para o organismo Leia o nosso artigo para saber mais sobre este tema, clicando no link abaixo.

Confira: Aquecimento e resfriamento para corrida

Faça exercícios focados no fortalecimento do joelho

O joelho é formado por uma série de estruturas, dentre elas ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e músculos. Quando os músculos do joelho são fortalecidos, eles absorvem grande parte da carga provocada pelo movimento ou atividade física. Veja abaixo alguns exercícios que podem ajudar a fortalecer e estabilizar a estrutura do joelho:

• Agachamento;
• Stiff;
• Avanço e Afundo;
• LegPress
.

2- Atenção na hora de escolher seu tênis de treino

Escolha um tênis apropriado para a corrida, não necessariamente precisa ser o de maior valor, mas sim um tênis confortável, que proporcione estabilidade na hora de correr.

3- Conte a com a ajuda de um profissional

Receber o acompanhamento e orientação de um profissional é fundamental para reduzir a incidência de lesões.

O preparador físico não só ensina, incentiva e corrige você caso esteja efetuando algum movimento de forma incorreta, mas também planeja os treinos de acordo com os seus objetivos e limitações.

Fale com a GPA e agende uma aula experimental.

Confira também: CANSAÇO MENTAL E A CORRIDA