Praticar atividades físicas diariamente faz muito bem à saúde. Porém, correr todos os dias pode não ser uma boa ideia. Por se tratar de uma atividade de alto impacto, correr todos os dias pode causar lesões.
A quantidade de treinos sem a devida orientação pode gerar o chamado overtraining e colocar o atleta em risco. Porém, apesar de muitos treinadores verem a prática diária como algo ruim, outros veem como uma boa possibilidade.
Pensando nisso, listamos as maiores vantagens e desvantagens em realizar o treinamento de corrida diariamente. Veja:
Vantagens de correr todos os dias
Melhoria na adaptação e condicionamento: Treinos diários com certeza irão oferecer maior facilidade de adaptação do corredor. Além disso, outro aspecto que apresenta melhorias é o condicionamento aeróbico do atleta.
Maior variedade de treinos: Com mais dias para treinar, os treinamentos poderão ser mais diversificados, algo um pouco mais difícil de ocorrer em treinos de apenas dois ou três dias por semana.
Melhoramento da técnica: Quanto maior o contato com a corrida e tempo de treino, maiores são as chances de evoluir as técnicas. Da mesma forma, quanto mais vezes é realizado um tipo de treino, mais é potencializado o aspecto para o qual se está treinando.
Aceleração do gasto calórico e metabolismo: Praticar a corrida diariamente fará com que o seu gasto calórico aumente consideravelmente e além disso, o metabolismo, também, tende a acelerar devido às demandas enviadas ao corpo.
Desvantagens de correr todos os dias
Maior sobrecarga muscular e articular: Como foi dito anteriormente, a corrida é uma atividade de alto impacto, por isso, correr todos os dias pode sobrecarregar os músculos e as articulações. Muitas vezes um corredor pode não estar preparado fisicamente para receber toda essa sobrecarga e ao passar dos treinos pode sofrer lesões nos músculos e nas articulações, principalmente, inflamações característica do excesso de treinos.
Overtraining: Um dos maiores problemas causados pelo excesso de treinamentos, o overtraining é basicamente um estado de fadiga permanente. Leva o corredor a sofrer queda de rendimento, cansaço e incapacidade de treinar de maneira eficiente.
Queda de rendimento: Treinos de qualidade dependem da soma de fatores como uma alimentação saudável, descanso e recuperação. Correndo diariamente, a tendência é não deixar espaço para o descanso adequado e tempo de recuperação do corpo, o que acaba contribuindo para treinos menos eficientes.
Para melhorar ainda mais a sua corrida, conte com a GPA!