homem correndo

Os educativos de corrida são exercícios que têm como objetivo simular padrões de movimentos desejáveis durante a corrida, uma ferramenta muito poderosa e trazem um salto de qualidade no treino de corrida, principalmente quando falamos sobre a melhor postura ao correr.

Através dos exercícios educativos, o corredor consegue ganhar coordenação motora, maior percepção corporal e capacidade de ativar da forma mais correta músculos que deveriam participar do movimento da corrida.

Escolher os melhores educativos de corrida depende do objetivo e momento de cada atleta. 

Cada um dos exercícios pode ajudar a aprimorar uma parte postural ou desenvolver a coordenação motora. Por isso, escolher os melhores educativos de corrida passa obrigatoriamente pela necessidade do corredor.

Conheça os principais exercícios educativos de corrida e o objetivo de cada um:

Skipping

Tem como principal objetivo corrigir e aumentar a eficiência da passada na hora da atividade, melhorando a coordenação dos braços e pernas e trabalhando a entrada e saída mais rápida do pé no solo. É considerado um dos melhores educativos de corrida, pois trabalha inúmeros aspectos importantes para um corredor e tem baixo grau de dificuldade. 

Para executar, deixe seu corpo ligeiramente inclinado e inicie movimentos curtos e rápidos de deslocamento, movimentando o braço para frente e para trás num ângulo de 90 graus. As pernas devem trabalhar em sincronia, elevando o joelho até a linha do quadril.

Anfersen

Este tem como objetivo a correção da postura na hora da passada, trabalhando a inclinação do corpo à frente a partir do tornozelo. Além disso, estimula uma maior ativação da parte posterior de pernas e glúteos.

Esse movimento busca corrigir aquilo que muitos atletas acreditam ser o correto: correr com o corpo verticalizado. Na verdade, a corrida se torna muito mais eficiente quando o corpo está ligeiramente inclinado, pois favorece o impulso à frente, evitando saltos para cima durante a prova ou treino.

Para executar, deixe o corpo ligeiramente inclinado e inicie movimentos curtos e rápidos de deslocamento, elevando os calcanhares em direção ao glúteo. Ao mesmo tempo, posicionar os braços na mesma posição do skipping, sincronizando braços e pernas.

Hopserlauf

O Hopserlauf tem como foco trabalhar uma maior sustentação do corpo durante a corrida, evitando que o corredor sobrecarregue membros inferiores. Além disso, ele desenvolve maior força de explosão e impulso para as pernas, realizando seus saltos em diagonal.

Deve ser executado realizando um salto para frente, coordenando braços e pernas para que eles se projetem de forma alternada (braço direito e perna esquerda, e vice-versa). O joelho deve ser elevado ligeiramente acima do quadril e os braços devem realizar uma ação mais vigorosa, projetando-se para frente e para cima.

Hope

Assim como o skipping, o Hope trabalha a coordenação de braços e pernas de forma ainda mais desafiadora, ao mesmo tempo em que trabalha a saída de pés do solo de forma mais rápida e potente. É considerado um exercício de alto grau de dificuldade.

Sua execução se dá com o corpo ligeiramente inclinado, iniciando movimentos curtos e rápidos de deslocamento, movimentando o braço para frente e para trás num ângulo de 90 graus. A maior diferença em relação ao skipping se dá no trabalho de pernas, que será mais rápido e explosivo.

Quando o pé de uma das pernas toca o solo, a outra deve estar em movimento de impulso. Isso reduzirá muito o tempo em que ficará em contato com o chão. Por ser um exercício mais avançado, é imprescindível a orientação de um treinador especializado.

Kick out

Este exercício tem como objetivo principal aumentar a amplitude da passada na corrida. Como o nome já diz (kick out é “chutar”, na tradução literal), ele é executado da seguinte maneira: o atleta deve correr jogando os pés alternadamente para frente sem dobrar os dois joelhos, como em um movimento de chute no ar, coordenando com o movimento dos braços

Avanço

Com o objetivo de aumentar a amplitude da passada e alongar o quadril, o exercício do avanço é realizado da seguinte forma: o corredor dá uma passada à frente, agacha com a perna da frente, deixando a de trás no lugar, flexionando seu joelho  e em seguida, sobe-se e repete o movimento com a outra perna.

Sambinha

Outro exercício focado no quadril, o sambinha visa melhorar a mobilidade desta parte do corpo durante a corrida. Ele é executado com o atleta deslocando-se lateralmente, cruzando a perna na frente e atrás, girando bem o quadril, mas mantendo o tronco ereto para evitar que ele gire junto.

Quando realizar exercícios educativos de corrida

Os exercícios educativos são importantes para o desenvolvimento do movimento da corrida. Porém, existe um momento correto desses exercícios serem inseridos na rotina de corrida do corredor. Neste processo é muito importante contar com uma assessoria esportiva especializada, que identificará as necessidades de cada um.

Para isso, conte sempre com a assessoria da GPA e dos seus profissionais qualificados que irão ajudar você a escolher as melhores ferramentas para seu treinamento esportivo.

Confira também: IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS EDUCATIVOS DE CORRIDA

Deixe um Comentário