Saiba como encontrar a postura correta quando estiver correndo

postura correta de um corredor

Correr é simples, basta calçar um par de tênis e sair pelas ruas e avenidas se exercitando. Mas para praticar o esporte corrida, será que é apenas isso?

A corrida possui variadas técnicas de acordo com o piso e terreno que você vai correr. Entender como executar corretamente os movimentos farão você melhorar o seu desempenho físico e, principalmente, evitar algumas lesões. Por isso, acompanhe esse artigo até o final e saiba como a sua postura influencia o seu desempenho.

Encontre o seu jeito de correr

Cada pessoa possui um físico distinto das outras, por isso, cada estilo de corrida será diferente. O seu objetivo ao correr também influencia a sua postura ao correr (quer correr mais rápido, apenas trotar, encarar uma subida,etc…), tudo isso é chamado Mecânica de Corrida.

Existe, sim, uma postura universal para todos aqueles que estão começando, mas, ao passar do tempo, quando o atleta vai ganhando experiência, o entendimento do corpo vai aumentando, e algumas mecânicas vão se adaptando com o tempo.

Agora que você já sabe que existe uma mecânica individual de corrida para cada um, podemos começar a elencar algumas dicas que podem te ajudar a encontrar a postura ideal ao correr.

Muitos acreditam que a corrida está somente ligada aos membros inferiores do corpo, mas isso não é verdade. Para que seu desempenho seja muito melhor, seu tronco, pescoço e braços devem trabalhar de forma conjunta. Existem também outros três fatores que auxiliam o atleta na corrida:

Impulso e apoio: Momentos em que os pés tocam o solo. O impulso é o que te faz ir para frente, enquanto o apoio evita quedas.

Recuperação: A recuperação é o breve momento que as pernas e pés descansam enquanto estão no ar. 

Mantenha sempre a cabeça reta

Quando você corre olhando para baixo, todo seu pescoço e ombros deixam seus membros inferiores tensionados, e isso faz com que a força que é utilizada nos movimentos seja muito maior.

O ideal é que o atleta corra sempre olhando para frente, com um ponto fixo distante e com o queixo relaxado, isso também ajuda a aliviar a tensão.

Equilíbrio é tudo

Os seus ombros são o ponto de equilíbrio durante a corrida e também influenciam no seu centro de gravidade. É fundamental manter os ombros relaxados e sempre para trás do tronco. Não é certo encolher os ombros e nem tensioná-los.

Para você que já começou a correr e tem o hábito de correr com os ombros elevados, ATENÇÃO, isso pode trazer consequências para sua coluna, e causar dores depois das sessões de treino.

Relaxe e aproveite

Como você já deve ter percebido, manter o corpo relaxado é fundamental para que o desempenho seja ainda melhor. Mas, um membro que é muito importante estar relaxado são as mãos.

Elas também podem evitar que você sofra com lesões durante as corridas, principalmente na parte superior da coluna. Por isso, lembre-se, deixe as mãos relaxadas, porém firmes.

postura correta de um corredor

Membros inferiores sempre alinhados

A parte inferior é onde ocorrem os maiores impactos e onde a força é aplicada. Por isso, deixar tudo alinhado é essencial para que lesões sejam evitadas. Quando o corpo está alinhado, ocorre uma melhora, também, na parte do cardio, pois você usará menos energia para realizar os movimentos.

Os pés devem estar alinhados ao joelho e ao quadril e não à frente deles.

O chão não é seu inimigo

Quem está iniciando neste esporte pode perceber que as passadas são muito mais fortes, e a sensação que, ao pisar mais forte no chão, você está tendo um desempenho mais satisfatório. Mas isso não é verdade.

Por isso, quando estiver correndo, lembre-se de pousar primeiro o meio do pé e só depois o calcanhar, dessa forma, as passadas ficaram mais leves e o risco de lesão diminui bastante.

O segredo está na respiração

Manter a respiração ritmada de acordo com intensidade do seu treino é fundamental para ter um bom desempenho. O seu padrão ventilatório irá te ajudar a controlar o fluxo de oxigênio pelos seus músculos e ao fazer isso, você sentirá menos cansado ao final do exercício.

postura correta de um corredor

Entre agora mesmo em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas! 

Gostou? Confira também: ENTENDA PORQUE O TRIATHLON É, SIM, PARA VOCÊ!

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos